Paula Barret

Professora Paula Barrett B.Sc (Hons), M.Clin.Psych., MAPS, PhD
Fundadora do Pathways Health and Research Centre
Autora dos programas FRIENDS for Life, Fun Friends and FOCUS
Patrona do fundo de ajuda social Pathways to Resilience Trust.

Paula Barret é internacionalmente reconhecida como uma estudiosa proeminente e pesquisadora pioneira no campo da Psicologia infantil e da educação. Além de possuir reputação internacional como uma excelente apresentadora, ela foi recentemente agraciada, em reconhecimento pelo seu trabalho, com a alta comanda da Comissão Australiana para os Direitos Humanos. Foi eleita pelo prêmio Telstra que elege as mulheres empresárias de destaque do ano do estado australiano de Queensland, em 2008. Foi também finalista do Prêmio Australiana do Ano de Queensland e reconhecida por seu estado com o prêmio Queenslander of the Year Award, por sua contribuição para o bem-estar das crianças e da comunidade.

Paula é diretora da premiada fundação Caminhos para a Resiliência (Pathways to Resilience Trust), que foi finalista no Telstra Business Awards na categoria de Inovação. Desde a sua criação em 2003, esta fundação tem ajudado dezenas de milhares de crianças e famílias.

Paula é atualmente professora da Escola de Educação da Universidade de Queensland, em Brisbane, Austrália. Ela supervisionou 24 alunos em trabalhos de pesquisa, 19 Mestrandos e, sob sua supervisão, 17 alunos concluíram o doutorado.

A convidada é autora e avaliadora há mais de 15 anos do programa Friends for life (Amigos para a Vida), único programa reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na prevenção e tratamento da ansiedade e depressão na infância e adolescência. O programa Friends for life está disponível em 12 idiomas e é utilizado em 18 países por departamentos governamentais nos setores de educação e saúde, clínicas psicológicas e também na investigação científica em instituições acadêmicas e organizações sem fins lucrativos.

Em 2007, o programa Friends for life foi lançado oficialmente pela Governadora de Queensland, Anna Bligh. Paula recentemente criou um programa de Resiliência para Adultos, com a finalidade de promover o bem-estar e equilíbrio na vida profissional. Em breve será o lançado seu aguardado livro, que visa proporcionar estratégias simples para famílias.

Dentre outras reconhecidas revistas internacionais, as pesquisas de Paula e seus programas de tratamento e prevenção da ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo, como o programa FOCO, têm sido reconhecidos pela Cochrane Collaboration, pela biblioteca Cochrane 2007, pelo Conselho Nacional de Pesquisa, pelo Instituto de Medicina Norte Americano e pela Academia Nacional de Imprensa de Washington.

Paula é uma palestrante profissional certificada pela Associação Nacional de Palestrantes da Austrália e tem sido convidada em conferências nacionais e internacionais sobre a psicologia positiva, psicologia infantil e psiquiatria. Recentemente participou em Boston, EUA, do Congresso Mundial de Terapias Cognitivas em 2010 como palestrante de destaque.

Paula é patrona do Fundo Caminhos para a Resiliência, que trabalha para implementar os programas Friends for fun (Amigos para a Diversão) e Friends for life (Amigos para a Vida), em escolas australianas em áreas de baixo status sócio-econômico, isoladas e remotas, culturalmente e linguísticamente distintas, de origem indígena, especialmente aquelas afetadas pela seca. Com a implementação destes programas em escolas australianas carentes, o fundo está trabalhando para prevenir a ansiedade, depressão e suicídio entre os jovens, e para promover a resiliência em famílias e comunidades. Até esta data, sua Fundação forneceu a mais de 10.000 crianças a possibilidade de receber estes programas, através do treinamento de professores e funcionários que trabalham com esssas crianças em escolas e espaços comunitários. O Fundo coordenado por Paula esforça-se por divulgar este trabalho em países do Terceiro Mundo nos próximos anos, incluindo África e América Latina.